O que é a gengivite e a doença periodontal?

A gengivite é a fase inicial da doença periodontal, e pode afetar de maneira direta sua saúde bucal e a saúde em geral. Conheça as causas, reconheça os sintomas e aprenda a tratá-la e previní-la.

O que é a gengivite e a doença periodontal?

A gengivite consiste na inflamação do tecido gengival que circunda o dente (gengiva). Esta inflamação é causada muitas vezes pelo acúmulo de placa. Se não tratado a tempo, a gengivite pode evoluir e passar a ser uma forma mais crônica de doença periodontal, conhecida como periodontite, uma das principais causas da perda de dentes nos adultos. Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengiva vermelha, inchada e sensível que pode sangrar durante a escovação, portanto, se apresentar qualquer indício ou sintoma, assegure-se de visitar seu dentista para uma avaliação adequada e determinar um plano de tratamento.

Sinais e sintomas da gengivite e da doença periodontal

Quando a gengivite progride para uma Periodontite, as gengivas começam a se afastar dos dentes, criando pequenas bolsas. As bactérias ficam retidas nestas bolsas, liberando substâncias que, com o passar do tempo podem debilitar a estrutura óssea que suporta o dente. Se notar algum destes sinais ou sintomas, assegure-se de consultar s, para receber uma avaliação correta.

O que causa a Gengivite e a Doença Periodontal?

A gengivite é mais comumente causada pelo acúmulo de placa. A placa é um depósito de bactérias extremamente pegajoso, incolor ou de cor amarelo-pálido formado regularmente sobre os dentes.

As bactérias produzem ácidos que atacam (desmineralizam) o esmalte dos dentes, e podem causar danos às gengivas. Este dano pode ser permanente se não for tratado a tempo.

Entre outras causas da gengivite, podemos indicar as mudanças hormonais, doenças, o cigarro, uso de alguns medicamentos, maus hábitos de escovação, bem como o elemento genético, já que pode existir uma predisposição genética para a genigite e periodontite.

Tratamento e prevenção da gengivite e da doença periodontal

Após um diagnóstico adequado de gengivite, é importante começar imediatamente o tratamento. A gengivite é reversível, por isso, consulte o seu dentista quando apresentar os primeiros sinais ou sintomas para ter uma avaliação adequada e decidir qual o melhor plano de tratamento.

Apresentamos a seguir outras sugestões para tratar e prevenir a gengivite e a doença periodontal:

• Escove os dentes diariamente logo após a refeição com uma escova elétrica ou manual de cerdas suaves.
• Utilize um creme de dentes antigengivite e antiplaca para reduzir o dano causado pelas bactérias da placa.
• Após a escovação enxaguar cuidadosamente com um enxague bucal antibacteriano para ajudar a combater a placa, a gengivite e o mau hálito. Use fio dental pelo menos uma vez por dia para eliminar as partículas de alimentos e a placa dentre os dentes.
• Leve em conta que talvez exista sangramento durante um tempo, no entanto, é importante continuar escovando e usando o fio dental. A eliminação da placa é decisiva para melhorar a saúde gengival.

Fonte: Oral B

Fechar Menu