Importância da saúde oral e implicações na saúde do atleta

Importância da saúde oral e implicações na saúde do atleta

Ouça a matéria completa clicando no player abaixo:

A Odontologia do Esporte colabora para a manutenção do desempenho de várias formas, sempre procurando suprimir problemas de saúde bucal permitindo que seja explorado ao máximo os pontos positivos e talentos do atleta. O cirurgião dentista responsável deve conhecer e considerar as particularidades fisiológicas dos atletas, a modalidade que pratica e as regras do esporte para que não haja interferência no ritmo de treinos e jogos

Com a finalidade de melhorar o rendimento esportivo e prevenir lesões, a especialidade Odontologia do Esporte estuda as doenças da cavidade oral no desempenho dos atletas, principalmente olímpicos.

Reinaldo Brito e Dias, professor titular e responsável pela disciplina de Odontologia do Esporte do Departamento de Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilofaciais da Faculdade de Odontologia da USP, explica que a falta de cuidado entre os profissionais de saúde e técnicos do entorno do atleta sobre a importância da saúde oral e sua implicação na saúde geral é um fator preocupante.

A saliva traz informações importantes sobre as condições físicas e de saúde do atleta. A análise de marcadores bioquímicos fisiológicos pode determinar o ritmo de treinos, análise de tipo e quantidade de bactérias presentes. Possibilita também prevenir lesões musculares, problemas cardíacos, em articulações e aterosclerose, por exemplo, que podem comprometer um melhor desempenho do atleta.

Por Maria Paula Andrade
Jornal da USP

Fechar Menu
WhatsApp chat