10 mitos e verdades sobre a saúde bucal

10 mitos e verdades sobre a saúde bucal

Quem não gosta de um sorriso bonito? Manter dentes belos não é apenas questão de estética, mas também de saúde. No entanto, não cuidar deles pode comprometer a saúde da boca e até mesmo do organismo como um todo. De acordo com o dentista Paulo Zahr, muitas doenças que afetam o organismo podem ter origem na boca.

É o caso da endocardite, uma infecção grave que afeta o coração e pode ser resultado da má higienização bucal. Mas o dentista afirma que alguns cuidados simples no dia-a-dia podem auxiliar no combate dessas doenças e garantir um sorriso bonito. O especialista listou 10 mitos e verdades sobre a saúde bucal que ajudarão na busca pelo sorriso perfeito.

1. A troca de escova deve ser frequente?

Verdade. O ideal é trocar a escova a cada três meses. Quando a escova fica velha, as cerdas perdem a eficiência e é necessário um aumento da força na hora de escovar os dentes, o que pode prejudicar a dentição.

2. Os dentes devem ser escovados logo após o término das refeições?

Mito. O recomendado é esperar no mínimo 30 minutos após a refeição para escovar os dentes. Esse tempo é necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o ph dos alimentos e bebidas.

3. Clareamento dental sensibiliza os dentes?

Verdade. Algumas pessoas, após o clareamento, sentem uma forte sensibilidade, enquanto outras não sentem nada. Isso depende da porcentagem do clareador utilizado e o grau de permeabilidade do esmalte no dente. Hoje já existem produtos que minimizam os efeitos indesejáveis pós-clareamento. Mas a aplicação e monitoramento devem ser feitos sempre por dentistas.

4. Chiclete sem açúcar auxilia contra a cárie?

Mito. O chiclete sem açúcar não provoca a cárie, mas também não ajuda a preveni-la. A prevenção é feita somente por meio da escovação e o uso do fio dental.

5. Uma boa escovação precisa ser demorada?

Verdade. Uma boa escovação dura cerca de 10 minutos. Algumas pessoas escovam o dente cinco ou seis vezes por dia, demorando apenas dois minutos em cada escovação. Porém é melhor fazer apenas três escovações diárias, mas da forma correta. Qualidade é mais importante do que quantidade.

6. A higienização noturna é a mais importante?

Verdade. O fluxo de saliva que ajuda a limpar os dentes é menor à noite. Assim o efeito protetor da saliva praticamente desaparece, deixando os dentes bastante vulneráveis. Por isso, escovar os dentes antes de dormir é de extrema importância.

7. Higienização eficiente é feita com boa quantidade de creme dental?

Mito. A responsável pela limpeza é a escova de dente e não o creme dental. A pasta aplicada sobre a escova deve ser em pequena quantidade e inserida no meio das cerdas para evitar que seja engolida facilmente.

8. Muito café escurece os dentes?

Verdade. O café possui muito corante, o líquido em excesso pode manchar os dentes devido à permeabilidade do esmalte dentário. Chá mate e preto, vinho tinto e fumo também pode causar manchas.

9. Excesso de escovação prejudica a dentição?

Verdade. Uma frequência exagerada da escovação provoca com o tempo o desgaste do esmalte dental e o encolhimento gengival. Escovando três vezes ao dia, de forma adequada, é o ideal para manter uma higiene bucal adequada.

10. Enxaguantes bucais podem substituir a escovação?

Mito. A escovação e o fio dental são os métodos mais eficazes para a limpeza bucal, os enxaguantes são usados apenas como um completo. Sem a escovação e o fio dental, o enxaguante não tem utilidade nenhuma.

Fonte: Hoje em dia

Fechar Menu
WhatsApp chat